domingo, 9 de maio de 2010

Onde estudar Egiptologia no Brasil?

Frequentemente sou indagada a respeito de onde estudar Egiptologia no Brasil. Apesar de usarmos o termo "egiptologia", este não é, no Brasil, um campo de estudos constituído, como ocorre no exterior. Não há uma faculdade nem cursos de pós-graduação específicos em Egiptologia em nosso país. Como fazer, então, para se tornar um especialista na área? Não é fácil, mas também não é impossível.
As opções são, sim, escassas, e ainda estamos há anos-luz de distância dos europeus e norte-americanos. Há dificuldades relacionadas ao acesso a materiais de estudo - a esmagadora maioria dos livros e periódicos tem que ser importada, o que leva a uma outra questão: aquele que pretende se especializar em Egito Antigo deve, imperativamente, ter conhecimento de uma língua estrangeira, de preferência inglês e/ou francês. O alemão também é uma ferramenta importante. Estudar a língua dos egípcios antigos (que possui vários estágios) é uma tarefa praticamente impossível de ser feita sozinho e somente a Universidade Federal Fluminense, em Niterói, oferece curso básico de egípcio médio e, mesmo assim, somente para a pós-graduação.
Apesar das dificuldades, o número de especialistas em Egito antigo vem aumentando nos últimos anos, e já é possível encontrar produções de qualidade sobre variados aspectos dessa civilização tão fascinante.
O caminho das pedras inicia-se, geralmente, através de uma graduação em História ou Arqueologia. Nesse caso, o estudante pode voltar sua formação (caso exista essa possibilidade na instituição da qual faz parte) para disciplinas optativas de História Antiga. Infelizmente, a maioria das universidades não oferece disciplinas específicas sobre Egito Antigo, salvo exceções, como a Universidade Federal Fluminense e a PUC do Rio Grande do Sul. Eu mesma enfrentei esse problema já que, onde cursei a graduação em História (UFPR), não havia especialistas em Oriente Antigo. Como meu interesse no Egito antigo sempre foi muito forte, a solução foi buscar por conta própria bibliografia sobre o tema e contatar profissionais que já haviam terminado pós-graduação na área para pedir sugestões iniciais de leitura.
Após a graduação, a saída é procurar um mestrado/doutorado. Conforme dito anteriormente, não há nenhum curso específico em Egiptologia, mas há cursos que oferecem disciplinas na área, permitindo que os estudantes possam aperfeiçoar a sua formação. As opções se concentram no eixo Rio-São Paulo:

Rio de Janeiro:

- Museu Nacional do Rio de Janeiro (UFRJ): Sob a orientação do Professor Antônio Brancaglion Jr., é possível realizar um mestrado em Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Egípcia.

- Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): Coordenado pela professora Maria Regina Cândido, o Núcleo de Estudos de História Antiga (NEA), oferece periodicamente cursos de especialização em História Antiga.

Niterói:

- Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF): a universidade conta com o Professor Ciro Flamarion Cardoso, renomado especialista em Egito Antigo, e é a única a oferecer curso de língua egípcia (egípcio médio) em sua grade de disciplinas.

São Paulo:

- Universidade de Campinas (UNICAMP): O professor Pedro Paulo Funari, especialista em Roma, orienta estudos sobre Egito greco-romano na linha de História Cultural.

- Universidade de São Paulo (USP): Nessa universidade, há a possibilidade de realizar uma pós-graduação em História ou, então, em Arqueologia. Na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, o assiriólogo Marcelo Rede orienta trabalhos na área de História Antiga. A especialização em Arqueologia pode ser feita no MAE (Museu de Arqueologia e Etnografia) onde, inclusive, há uma coleção egípcia, com peças originais.

Curitiba:

- O professor Moacir Elias Santos oferece, periodicamente, curso de pós-graduação (especialização) em História Antiga.

Porto Alegre:

- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS): nessa universidade é possível realizar pós-graduação em Egiptomania (usos e re-interpretações de traços da cultura egípcia antiga no mundo moderno e contemporâneo) sob a orientação da Professora Margareth Bakos.


*No artigo a seguir, o professor Ciro Flamarion Cardoso esclarece mais alguns aspectos relacionados à carreira de egiptólogo no Brasil: http://portalcienciaevida.uol.com.br/ESL

34 comentários:

  1. Olá, Meu nome é André Viana, minha mão esteve no egito a 10 anos atraz e ela comprou copia de papiros egipicios e por curiosidade eu gostaria de saber o que esta escrito neles e qual o siginicado dos desenhos que eles tem.... meu e-mail é skateboarderbr@yahoo.com.br, vc pode me ajudar? eu fotografei eles e poderia enviar por email... Grato!

    ResponderExcluir
  2. Ola', recentemente me formei historia e vim morar no Egito, gostaria de saber como fazer pra tentar mestrado por uma universida aqui no Egito, me formei pela UFPA, nao me interessava por essa area antes, mas agora que estou aque queria associar o util ao agradavel, fazendo o mestrado e doutarado por aqui se possivel. Se pudesse entrar em contato e me dar umas dicas, agradeceria.

    drikaternurinha@hotmail.com

    boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa deve ser muito bom mora no Egito era meu sonho de infância.

      Excluir
  3. Cara !!!acho que me interessei um pouco tarde pelo assunto $$$$$$$$ muitos anos de dedicaçâo sâo necessários...estou decepcionada...gostaria de ter aulas com o Dr.Zahi Hawass...mas teria que ser belingue...Quem sabe eu não sou a Hathcepsut????

    ResponderExcluir
  4. ainda sou pequena mas sou louca pelo egito ....meu maior sonho na vida é ser egiptóloga....e morar no egito!!!se alguem puder me dizer exatamente onde devo fazer minha facludade de egiptologia ficari muito agradecida
    amo-egito@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto procure a ordem ROSACRUZ AMORC: amorc.org.b; SOCIEDADE TRADIÇÃO FILOSÓFICA DE ESTUDOS e pesquisas tradicionalmente referida ao Egito, tem inclusive um museu egípcio em Curitiba.

      Excluir
    2. pra mim tambem aonde eu começo ?????

      Excluir
  5. meu sonho é ser egiptologa,ir para o egito e fazer um grande descoberta sou bem nova mas esse sonho ja é um pouco antigo ja q desde muito pequena ja me enteresava pelo assunto gostaria de saber se a facudades de egiptologia no brasil e onde posso encontrala desde ja agradeço. gabrielacaragua2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem , desde peqenina quando eu tinha apenas 05 anos eu ja gostava de escavare achar objetos, sonho em me formar em arqueologia e egiptologia , e a minha paixao adoro o egito sonho tambem de morar la!!

      Excluir
  6. Oi, boa noite. Meu nome é Thauany Hyuka e faço graduação em arqueologia na UFPE.Estou pagando a cadeira de História Antiga do curso de História aqui da facul tbm já para especialização. Sempre fui apaixonada pelo Egito e sempre quis estudá-lo arqueologicamente. Gostaria de saber quais das opções acima você me indicaria para que eu me especializasse em egiptologia, já que é a área que quero trabalhar. Aguardo resposta. Até mais. Meu Email é: souza.thauany@gmail.com.

    ResponderExcluir
  7. olha tamtem sou louco por egiptologia, queria muito estudar mais e mim aperfeiçoar nessa areá pois e repleta de conhecimento e curiosidade. se alguém souber de algo pode mim informar, sou de recife PE.
    marlonlino2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá! Amigos...eu pretendo realizar cursos rápidos sobre a egiptologia, mas é no Egito mesmo. Conheço uma inglesa que mora em Luxor, e recebe muitos turistas com esta idéia. Eu estive 3 x no Egito. Meu desejo é ficar por lá, não somente como turista, próxima oportunidade colocar esta vivência, a egiptologia.Inshalah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi !!!
      Eu também quero muito poder vivenciar essa experiencia maravilhosa, acredito que você sabe muito sobre o Egito, eu estou querendo fazer uma vizitinha lá ..hehehhe, em junho do ano que vem, quero ir para o Cairo.
      Você pode me falar um pouco da sua experiencia ?

      Os meus contatos:
      nina.surf@hotmail.com/a.liness@hotmail.com
      Estarei aguardando o seu contato.

      Att,
      Aline

      Excluir
    2. Isabel, me passa as informações dessa pessoa que te hospedou no Egito. Quanto for quero procurá- lá pra me hospedar tbm. Sou do Rio de Janeiro.

      Excluir
    3. Isabel, me passa as informações dessa pessoa que te hospedou no Egito. Quanto for quero procurá- lá pra me hospedar tbm. Sou do Rio de Janeiro.

      Excluir
  9. Será que existe intercambio para estudantes no Egito?

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu sou apaixonada por essa cultura, quero de estudar de pertinho.
    Gostaria de algumas informações sobre cursos de egiptologia no Egito,se possivel em Cairo cursos rápidos.
    Alguém pode me dar algumas informações?

    Meus contatos:
    nina.surf@hotmail.com/a.liness@hotmail.com

    Att,
    Aline Souza

    ResponderExcluir
  11. A Minha vontade de ser Egiptóloga é muito maior do que qualquer obstáculo!Eu vou conseguir :)

    ResponderExcluir
  12. Um começo decidido, Egiptólogo será a minha, sou um pouco jovem, acabo de fazer 18anos e busco conhecimento por isso desde que me entendo por gente. Ser Egiptólogo é o meu sonho!

    ResponderExcluir
  13. Me chamo wesley e gostaria mto de ser um egiptologo... Me interesso por essa áera desde pequeno... Tenho vinte anos e quero concretizar esse meu sonho... Vou começar fazendo História e me especializar na área... Gosto mto se alguém puder me dar umas dicas agradeço meu email é wesleyfranco25@gmail.com... vleww

    ResponderExcluir
  14. Eu chamo-me Soraia e sou portuguesa.Desde pequena que tenho uma admiração enorme pelo Egipto, mas infelizmente aqui em Portugal também não há nenhuma universidade de egiptologia.Como me vou mudar para o Brasil daqui a 3 meses adoraria concretizar o meu sonho.

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Angelina, tenho 17 anos e estou no último ano do Ensino Médio, tenho como objetivo me graduar em História e posteriormente me especializar em Egito Antigo, é realmente mágica e riquíssima a história da civilização egípcia. Obrigada pelos esclarecimentos sobre as universidades que oferecem o curso. Serei Egiptóloga!

    ResponderExcluir
  16. olá,o meu nome é Julia,eu queria saber se tem uma universidade de egiptologia aqui em Joinville e eu vou mandar meu e-mail pra vc me responder se tem o.k.?

    e-mail:juckruger@gmail.com

    link do face:https://www.facebook.com/fabianoalfredo.kruger.5

    ResponderExcluir
  17. Sou formado em Matemática e queria me especializar em Sistema de Numeração Egípcio, como faço para me Pos Graduar ness area. Me ajude no e-mail:thiwilli@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. ola meu nome e Nicolle so tenho 11 anos mas sou louca pela historia do Egito e sempre estou pesquisando sobre ele , meu sonho e me tornar uma egiptologa e por onde devo começar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nicole vc deve começar pelo curso de História , formada em historia pela Tuiuti do Paraná é agora farei pós em historia antiga e medieval é muito bom.

      Excluir
  19. BOA TARDE, PRECISO DE UMA PESSOA VERSADA NO EGITO ANTIGO, MAIS PRECISAMENTE COM ÊNFASE NA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO DOS HEBREUS NO EGITO E DA SAÍDA DELES DE LÁ, ESTAVA QUERENDO CONSULTAR PARA SABER SE ALGUNS FATOS SÃO VERDADE POIS ESTOU ESCREVENDO U M LIVRO E NÃO DÁ PARA SE CONFIAR EM INTERNET lorextane@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Roger e Messod Sabbath, irmãos franceses e judeus,ofereceram ao mundo um livro polêmico chamado "Os segredos do Êxodo", onde afirma que Abraão era o faraó Akenaton e sua esposa Nefertit, homem de raça negra, que rompeu com o politeísmo, para adorar o Deus único.
    Imagino que seja por isso que a nossa educação indo européia não queira colocar em discussão. Afinal, as religiões abraamicas atuais não querem por em discussão que os negros egipcios influenciaram a fé de bilhões de brancos no mundo inteiro. Daí, a dificuldade de se encontrar a verdadeira história egipcia.

    ResponderExcluir
  21. Quanto ganha um Egiptologo no Egito?

    ResponderExcluir
  22. https://photos.app.goo.gl/9dWbRxMxRTuze2fP8 de saber de quem é esse anel?

    ResponderExcluir