domingo, 9 de maio de 2010

Boas Vindas


Escrever um blog sobre Egiptologia e temas relacionados ao Egito antigo sempre foi uma vontade que alimentei. Como não domino muito as ferramentas virtuais, essa vontade sempre foi deixada de lado, temendo que o blog não ficasse esteticamente a contento ou que o conteúdo não interessasse a ninguém. Ultimamente, contudo, tenho conversado muito com pesquisadores, acadêmicos e amadores interessados na Egiptologia e que reclamam da dificuldade em encontrar material sobre o tema, principalmente relacionado à produção nacional nessa área, já que os especialistas parecem guardar suas pesquisas para si ou divulgá-las somente em um circuito muito restrito.
O grande “empurrão” veio de Márcia Jamille, arqueóloga de Aracaju que se dedica à pesquisa em Egito antigo e mantém um blog bastante ativo (www.arqueologiaegipcia.com.br) com uma série de informações para aqueles que pretendem se manter a par das últimas novidades da Egiptologia. Em seu twitter, ela deu o ultimato: “Egiptólogos! Façam um blog!” e eu, que já alimentava essa idéia e, agora, dois anos após ter concluído um mestrado na área, achei que já era mesmo a hora.
Esse espaço será destinado a compartilhar o que aprendi, durante minha trajetória acadêmica, sobre o maravilhoso universo dos egípcios antigos, e desejo fortemente que possa ser, também, um local de integração entre os pesquisadores da área, advindos das mais diversas formações (História, Arqueologia, Antropologia, Linguística e assim por diante), e também um motivador para aqueles que desejam iniciar seus estudos sobre o tema mas que, por diversas razões (medo, dificuldade de acesso a materiais), não o fazem. Todos os interessados na cultura egípcia antiga serão bem-vindos, e aguardo seus comentários, críticas e sugestões, afim de darmos maior visibilidade à produção egiptológica no Brasil, fora do austero ambiente acadêmico, para que se cumpra também um papel de divulgação frente ao público em geral.
Um grande abraço a todos! Ankh wedja seneb!

Nenhum comentário:

Postar um comentário